A Bíblia

sexta-feira, 13 de março de 2009

Dízimo
O que é ser Dizimista?


Ser dizimista é ajudar a construí uma comunidade viva e manter vivo o espírito dos apóstolos quando iniciaram as primeiras comunidades (At 2,42-47).

Sendo dizimista renovamos o compromisso do batismo e com a Igreja. Todo cristão consciente participa e partilha com o próximo as graças e bênçãos que Deus lhe deu.

Se quisermos uma comunidade (sociedade) melhor, onde haja crescimento em fraternidade, solidariedade e partilha, devemos mudar nossa maneira de agir e penar em relação ao dizimo.
Ser dizimista é viver os preceitos que Deus nos transmitiu. É o nosso compromisso, nossa fidelidade aos ensinamentos do nosso Mestre Jesus, que veio para aperfeiçoar as leis, dando-nos exemplos como o de dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Ser dizimista é devolver a Deus o que Lhe pertence.

Sendo dizimista estou comprometido com a minha comunidade, concretizando a minha fé, pois dizimo é gesto de amor, é ato de fidelidade e de fé.

Consciente e imbuído do Espírito de Deus, converto-me. E, assim, posso dizer: sou católico e dizimista graças a Deus.

Dízimo
Para onde vai o dinheiro do Dízimo?

Após a responsável e amorosa contribuição financeira de cada dizimista, surge a pergunta: para onde vai o dinheiro?
O valor arrecadado é aplicado nas três dimensões pastorais: A DIMENSÃO RELIGIOSA, A DIMENSÃO SOCIAL e a DIMENSÃO MISSIONÁRIA.
Na dimensão religiosa, que é a mais diretamente ligada ao culto, o dizimo destina-se à manutenção do tempo – água, luz, telefone, material de limpeza – e às despesas do altar com vinho, hóstias, velas, flores, além dos salários do padre e dos empregados.
"Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do tempo para que haja alimento em minha casa" (Mal 3,10a).
Na dimensão SOCIAL, o dizimo contribui para assistir, por meio das pastorais sociais, as necessidades dos irmãos que têm dificuldades financeiras, doenças, desemprego, etc. "Não amemos só com palavras, mas com obras e de verdade..." (IJo 3,18).
Na dimensão MISSIONÁRIA, o dizimo sustenta a evangelização fora do território da Paróquia e mesmo fora do Pais. É por isso que cada Paróquia faz sua contribuição à Cúria Diocesana e ao Seminário para formação de sacerdotes.
"Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15).

Nenhum comentário: