A Bíblia

sexta-feira, 13 de março de 2009

O que é o Dízimo?


O Dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos auferidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação - mas também seu direito - em relação à manutenção da vida da Igreja local onde participa.

O Dízimo, sendo uma contribuição regular, periódica e proporcional ao ganho de cada dizimista, deve ser entregue na comunidade com a mesma regularidade que acontece o recebimento desses ganhos, que, normalmente, costumam ser mensais. O Dízimo pertence a Deus e é no Templo que deve ser entregue, ou seja, na nossa Paróquia onde participamos regularmente: "Então, ao lugar que o Senhor, vosso Deus, escolheu para estabelecer nele o seu nome, ali levareis todas as coisas que vos ordeno: vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos, vossas primícias e todas as ofertas escolhidas que tiverdes prometido por voto ao Senhor". (Dt 12,11s). Levar um auxílio a um pobre, fazer um donativo a uma instituição beneficente são obras muito boas e agradáveis a Deus mas não são Dízimos e não nos isentam de contribuir com o Dízimo.

O Mesmo ocorre com a oferta feita na Santa Missa, no momento do ofertório. A liturgia prevê ser esse um momento em que somos convidados a oferecer os nossos dons diante do altar do Senhor e nesse momento ninguém deve comparecer de mãos vazias (cf Dt 16,10.15-17). Oferecemos o que trazemos em nosso íntimo e também fazemos a nossa oferenda material. Não participar desse momento especial da liturgia é não participar da Missa plenamente. Mas quando fazemos a nossa oferta na Missa não estamos isentos de contribuirmos com o nosso Dízimo e nem mesmo de darmos esmolas e praticar outras obras de caridade.

Muitas pessoas não são dizimistas porque acham que falar ou pensar em oferta ou dizimo, é pensar em dinheiro e que a Igreja e as comunidades não devem pensar no lado das riquezas. Dízimo e dinheiro, não são as mesmas coisas. Para dar dinheiro, basta tê-lo. Para dar "devolver" o dízimo é preciso ter fé, ser conscientizado; estar inserido numa caminhada cristã; na vida da Igreja, ter participação na vida comunitária, isto é viver a vida cristã numa comunidade. Dinheiro eu entrego na Igreja. Dízimo me leva à Igreja. Quem pensa assim, não entendeu a prosperidade de Deus. Eu posso ser rico e não ser próspero. Próspero é aquele que não faz do dinheiro, o seu Deus, mas coloca Deus no seu lugar.

O dízimo e a comunidade nos educam ao amor, à generosidade e a partilha. Isso muda o nosso modo de ver as coisas. Colaboramos “devolvemos”, o dízimo porque vemos o que ele produz em nós, na vida da comunidade e do próximo.

Recebendo de Deus os dons da graça, da paz, da prosperidade, percebemos e vemos que o dinheiro faz parte da nossa vida, da comunidade e da Igreja. Assim nos tornamos dizimistas, porque acreditamos na Palavra de Deus, em nossa comunidade principalmente pelo testemunho e por tudo aquilo que realiza em torno das obras do Senhor.

Juntamente com doação das ofertas, o dízimo ajuda a construir a Igreja Viva. E, do dizimo deve vir os maiores recursos. A comunidade deve levar o dizimo a atender Três Dimensões: Religiosa, Missionária e Social.
Fonte: Blog da Paróquia Sagrada Família de Lucélia (SP)
A Equipe do Dizimo

Nenhum comentário: