A Bíblia

sábado, 14 de março de 2009

Documento vaticano orientará pastoral da comunicação na Igreja
Iniciativa surge em seminário de bispos celebrado no Vaticano
Por Jesús Colina

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 13 de março de 2009
- Um seminário de bispos em representação de 82 países encerrou nesta sexta-feira no Vaticano, dando início ao processo de redação de um documento da Santa Sé que atualizará a pastoral da Igreja no campo da comunicação.
Foi a conclusão mais importante do seminário convocado nesta semana pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, com o lema: “Novas perspectivas para a comunicação eclesial”.
A iniciativa, que recebeu o apoio do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, em sua intervenção de encerramento, tem lugar no dia seguinte de que Bento XVI, na carta que escreveu para explicar os motivos da remissão da excomunhão de quatro bispos lefebvristas, reconhecesse que a Santa Sé deve compreender a nova importância que a internet assumiu.
Referindo-se ao escândalo provocado pelo bispo Richard Williamson, que negou o Holocausto, o Papa escreve: “Disseram-me que o acompanhar com atenção as notícias ao nosso alcance na internet teria permitido chegar tempestivamente ao conhecimento do problema. Fica-me a lição de que, para o futuro, na Santa Sé deveremos prestar mais atenção a esta fonte de notícias”.
O cardeal Bertone reconheceu diante dos bispos que um novo documento de orientação pastoral para o compromisso comunicativo da Igreja é necessário, pois o último texto destas características, "Aetatis novae", foi publicado pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais no dia 22 de fevereiro de 1992.
“Os 17 anos anos transcorridos –disse– representam um longo parênteses para os ritmos de desenvolvimento e de crescimento dos meios de comunicação; é o período em que amadureceu uma série de pequenas e grandes revoluções que, como uma corrente contínua, transformaram radicalmente o panorama preexistente”.
O purpurado recordou que na mensagem final do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, celebrado em outubro passado no Vaticano, se sublinha que “a voz da Palavra divina tem de ressoar também através do rádio, das artérias informáticas da internet, dos canais de difusão virtual em linha, os CD’s, os DVD’s, os podcasts, etc.; deve aparecer nas telas da televisão e do cinema, na imprensa, nos acontecimentos culturais e sociais”.
Na última sessão do seminário, os grupos de trabalho dos bispos apresentaram propostas para a redação do esboço do futuro documento.
O arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, revelou aos bispos que o Conselho começará agora a redação destas propostas para apresentar um primeiro texto provisório na segunda metade de outubro aos membros (cardeais e bispos) e consultores desse dicastério vativano, reunidos em plenária.
Dom Paul Tighe, secretário do Conselho, revelou que será um “documento vivo, adaptado ao hoje, mas com o olhar no futuro”. Inclusive em sua redação, diante da distância entre os bispos participantes do processo, pensa-se na utilização das novas tecnologias, para que haja colaboração.
Tanto os bispos como os representantes do Conselho consideram que este documento deve contar com a contribuição dos jovens, os “nativos digitais”.
Por isso, neste seminário de bispos participaram jovens que estão realizando seu doutorado em comunicação em universidades pontifícias de Roma.
Fonte: ZENIT.org

Nenhum comentário: